>TJ/SP: Decisão nega pedido de indenização por perdas no mercado de ações

Posted: Abril 18, 2011 in - Notícias, Direito Civil

>        O Tribunal de Justiça de São Paulo negou pedido de um homem que pretendia receber indenização da empresa Alpes Corretora de Câmbio, Títulos e Valores Mobiliários em razão de prejuízos decorrentes de negociações no mercado de ações.
        Ele pedia a devolução de valores correspondentes às ações de sua titularidade, que teriam sido vendidas sem autorização, além de indenização por danos morais.
        De acordo com a decisão da 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, a perda não pode ser imputada à empresa. “A obrigação da Alpes, no concernente à negociação de ações no mercado mobiliário, não pode ser havida como obrigação de resultado, mas apenas de meio. Isso porque o mercado de ações conta com oscilações influenciadas por diversos fatores econômicos, inclusive internacionais, de modo que o lucro no respectivo investimento não pode ser garantido, justamente diante da imprevisibilidade e aleatoriedade que abrangem o setor”, afirmou em seu voto o relator do recurso, desembargador Sebastião Carlos Garcia.
        Além disso, a decisão menciona que documentos juntados ao processo demonstram que havia autorização verbal do autor para que a empresa negociasse suas ações.
        Também participaram do julgamento, que aconteceu no último dia 31, os desembargadores Vito Guglielmi e Percival Nogueira. A votação foi unânime.

        Apelação nº 0103836-68.2009.8.26.0100
       
        Assessoria de Imprensa TJSP – CA (texto)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s