>TJ/SP: Julgada inconstitucional emenda a lei sobre transporte de deficientes em Caraguatatuba

Posted: Abril 18, 2011 in - Notícias, Direito Constitucional

>        O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou inconstitucional a emenda à Lei Orgânica Municipal nº. 44, de 14 de abril de 2010, de Caraguatatuba, em ação movida pelo prefeito do município.
        Em 2010, por iniciativa de um vereador, a Câmara de Caraguatatuba aprovou a emenda, que alterou o parágrafo único do artigo 206 da Lei Municipal que garante a gratuidade no transporte coletivo urbano aos portadores de deficiência física ou mental. Segundo a emenda, para ter direito ao benefício há apenas a necessidade de laudo que comprove a deficiência do passageiro e ateste a necessidade de acompanhante.  
        O prefeito de Caraguatatuba alegava que a emenda à Lei Orgânica Municipal é inconstitucional em razão de usurpação da competência exclusiva do chefe do executivo, por vício de iniciativa na sua propositura e também por trazer passivo financeiro ao município.
        O relator da ADIN, desembargador José Reynaldo, argumentou que a legislação municipal analisada criou despesa sem apontar os recursos públicos indispensáveis para a concessão da gratuidade para determinados passageiros em transporte coletivo.
        Em outubro de 2010, o mesmo desembargador já havia suspendido a eficácia da emenda, por considerar plausíveis as alegações relativas ao vício de iniciativa e para prevenir dano de difícil reparação se implementada a aplicação da lei.
        Agora, no julgamento do mérito, por unanimidade, os desembargadores julgaram procedente a ação movida pelo prefeito.

         ADIN. Nº.: 459958-03.2010.8.26.000

        Assessoria de Imprensa TJSP – SO (texto)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s