>Maria Luiza Tucci lançou o livro “Tempos de Fascismos”

Posted: Abril 22, 2011 in - Entrevista, - Videos, História

>A professora Maria Luiza Tucci Carneiro lançou o livro Tempos de Fascismos, pela Edusp em co-edição com a Imprensa Oficial. Para ela, o plural “fascismos” se aplica porque muitos movimentos totalitários  (como o nazismo, o fascismo italiano),  têm  elementos em comum:  o racismo,  a intolerância, um partido único, um líder carismático, a censura e uma policia política.
Em “fascismos” também se encaixaria, por exemplo, o Estado Novo brasileiro, governado por  Getúlio Vargas que, durante um bom tempo, cortejou o nazismo alemão e o fascismo italiano, além de ter tolerado a versão brasileira desses movimentos: o integralismo.
No telão, foi exibida uma imagem do livro na qual apareciam o poeta Fernando Pessoa e o pintor e escritor Almada Negreiros, vítimas de discriminação em Portugal, conforme artigo de autoria de Nuno Rosmaninho.
Além deste livro, Tucci Carneiro  comentou sobre  seu novo livro Cidadão do Mundo: O Brasil diante do Holocausto e dos refugiados do nazifascismo (Perspectiva), cujo tema insere-se nos Tempos de Fascismos.

Receba as atualizações no seu e-mail:

Delivered by FeedBurner
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s